8
1 Coríntios 8.1-3
TEMA: Não devemos nos orgulhar do nosso conhecimento da verdade sobre os ídolos.
Agora vou responder a sua pergunta sobre o consumo, por nós cristãos, da carne de animais sacrificados a ídolos pelos sacerdotes pagãos. Nós, cristãos, sabemos que alguns de vocês afirmam que Deus capacitou todos nós a sabermos a verdade sobre coisas como os ídolos, por exemplo. Mas, muitas vezes, nós nos orgulhamos, pois afirmamos que sabemos essas coisas. Mas em vez de nos orgulharmos do nosso conhecimento, devemos mostrar que amamos nossos irmãos cristãos, ajudando-os a se tornarem espiritualmente maduros. Se alguém acha que já conhece algo (OU, a Deus) a fundo, a verdade é que ele ainda não o/O conhece como deveria. Mas quanto aos que amam a Deus, é do conhecimento Dele {Ele sabe} que eles pertencem a Ele.
1 Coríntios 8.4-6
TEMA: Há muitos ídolos que as pessoas consideram deuses, mas há apenas um Deus verdadeiro.
Portanto, eu vou falar-lhes sobre o consumo da carne que foi sacrificada aos ídolos. Sabemos que é verdade, como vocês afirmam, que os ídolos não estão realmente vivos. Também sabemos que há somente um Deus verdadeiro. É verdade que há deuses que, segundo certas pessoas, moram nos céus ou na terra. Realmente, há muitos seres chamados {que as pessoas chamam} de ‘deuses’ e ‘senhores’. Mas, para nós cristãos, há apenas um Deus verdadeiro. Ele é o nosso Pai celestial, que criou tudo. É Ele a quem adoramos e servimos. Também, para nós cristãos, é Jesus Cristo o único Senhor. É Ele que Deus fez criar todas as coisas. É por causa daquilo que Ele fez que nós estamos vivos espiritualmente.
1 Coríntios 8.7-13
TEMA: Não comam carne oferecida aos ídolos se isto for encorajar outros cristãos a consumirem tal comida, contrariando sua própria consciência.
Contudo, algumas pessoas não entendem que os ídolos não estão realmente vivos. Antigamente, alguns de vocês que são atualmente cristãos estavam acostumados a crer que os ídolos estavam vivos. Como consequência disso, quando eles ingerem tal carne agora, continuam pensando que ela foi sacrificada a um ídolo vivo. Eles não têm certeza de que Deus permite que os cristãos consumam carne oferecida aos ídolos. Por isso, ao comerem tal carne, eles acham que estão pecando. Mas Deus não nos estima mais por consumirmos certas comidas, nem por nos abstermos do consumo de certos tipos de alimento. Em outras palavras, não somos mais aceitáveis a Deus por evitarmos certas comidas, nem mais aceitáveis a Deus por consumirmos essas comidas. Contudo, tenham cuidado para não fazerem algo permitido por Deus, se por tal gesto algum dos seus irmãos cristãos for encorajado {se por tal gesto vocês forem encorajar algum dos seus irmãos cristãos} a fazer algo que ele não sabe se Deus permite, ou não. Consequentemente, vocês estariam levando tais irmãos a pecarem. 10 Por exemplo, vocês sabem que os ídolos não estão realmente vivos. Suponhamos que vocês ingerissem comida sacrificada aos ídolos num templo onde se cultuam ídolos. Suponhamos que fossem vistos naquele local por alguém que não tem certeza de que Deus nos permite o consumo de tal comida. Vocês estariam / É verdade, não é, que vocês estariam [RHQ] encorajando tal indivíduo a consumir aquela comida.? 11 Como resultado, vocês que sabem que os ídolos não estão realmente vivos, podem levar aquele irmão cristão - alguém por quem Cristo morreu, a arruinar-se espiritualmente/deixar de crer em Cristo. 12 Ao pecarem contra seu irmão cristão, levando-o a fazer algo que ele acha que Deus não lhe permite fazer, é como se vocês estivessem pecando contra o próprio Cristo! 13 Por isso, se eu achar que meu consumo de certa comida poderá levar algum irmão cristão à ruína espiritual, nunca mais consumirei tal comida. Não quero fazer com que nenhum irmão cristão se arruíne espiritualmente/deixe de crer em Cristo. E vocês devem seguir o meu exemplo.