2
Romanos 2.1-5
TEMA: Qualquer de vocês que condenar os não-judeus por terem feito coisas malévolas será condenado por Deus, pois vocês também praticam as mesmas coisas ruins.
Deus vai castigar severamente os não judeus, que praticam habitualmente coisas/obras ruins, pois ele já revelou claramente que está zangado com eles. Portanto, quando Deus julgar os seres humanos, não vai dispensar nenhum de vocês, judeus a quem escrevo, por ter condenado os não judeus por suas práticas ruins. Quando algum de vocês condena outros por praticar obras ruins, é você mesmo que está sendo condenando, pois vocês costumam desobedecer a Deus por fazer algumas das mesmas coisas iníquas. Nós bem sabemos que Deus julga retamente ao condenar os não judeus que praticam tais obras ruins. Portanto, vocês que condenam os outros por terem praticado obras ruins, mas ao mesmo tempo continuam praticando tais coisas iníquas também, não devem achar que vão escapar à condenação de Deus, nem o fato de Deus agir de forma tolerante e paciente para com vocês deve ser algo que vocês desprezam. Vocês devem reconhecer que Deus está agindo de forma benévola para com vocês para incentivá-los a arrepender- se. Mas pela sua teimosa recusa de se arrependerem, vocês estão aumentando o grau de severidade com que Deus vai castigá-los. Ele fará isso no momento de revelar como vai julgar retamente os seres humanos.
Romanos 2.6-11
TEMA: Deus vai recompensar cada pessoa de acordo com aquilo que ela tiver feito, pois ele não se deixa influenciar pela categoria social das pessoas.
Deus vai recompensar cada indivíduo de acordo com aquilo que este merece, segundo o que tiver feito. Especificamente, Deus vai galardoar, capacitando-as a viver para sempre, as pessoas que, pela sua perseverança em praticar boas obras, se esforçam por ser altamente honradas por Deus e receber uma vida que não tem fim. Mas Deus vai castigar bem severamente as pessoas que agem de forma egoísta e se recusam a acreditar ser verdade aquilo que Deus diz, praticando as coisas que Deus chama de erradas. Deus vai afligir severamente cada indivíduo que pratica habitualmente obras ruins, e consequentemente este ficará severamente angustiado. Isto se aplica com certeza aos judeus, pois Deus lhes deu o privilégio de serem povo especial dele, e se aplica também aos não judeus. 10 Mas Deus vai galardoar espiritualmente a cada indivíduo que praticar habitualmente boas obras. Isto se aplica também aos judeus, pois Deus os escolheu como seu povo especial, e se aplica também aos não judeus. 11 Deus fará isto porque a categoria social das pessoas não influi nele.
Romanos 2.13-16
TEMA: todos os não judeus ficarão eternamente separados de Deus por causa dos pecados deles, e todos os judeus serão condenados por seus pecados, pois Deus vai justificar somente aqueles que tiverem obedecido continuamente a lei mosaica.
12 Já que os não judeus não estão sujeitos à lei que Deus deu a Moisés, todos os não judeus que pecam ficarão separados eternamente de Deus por terem pecado, mesmo que Deus não dê atenção ao fato de eles conhecerem, ou não, a lei que Deus deu a Moisés. E Deus vai condenar todos os judeus, que conhecem a lei que Deus deu a Moisés, mas pecaram, de acordo com seu grau de obediência àquela lei. 13  Está certo que ele assim faça, pois não são aqueles que simplesmente conhecem a lei de Deus que Deus considera justos; pelo contrário, são somente aqueles que têm obedecido continuamente toda a lei que Deus deu a Moisés, que Deus vai declarar justos. 14 Sempre que os não judeus que não têm / conhecem a lei que Deus deu a Moisés obedecem naturalmente àquela lei, eles comprovam que possuem uma lei dentro da própria mente, embora não possuam a lei que Deus deu a Moisés. 15 Eles demonstram que sabem, na própria mente, o que Deus manda na sua lei, pois cada indivíduo, na sua própria consciência, ou se acusa ou se desculpa/defende em diversos momentos, por causa desta lei. 16  Deus fará todas estas coisas no momento em que ele vem julgar os seres humanos de acordo com aquilo que eles pensam e fazem, até secretamente, autorizando Cristo Jesus a julgá-los. Assim reza a boa mensagem que prego.
Romanos 2.17-24
TEMA: É repugnante que qualquer um de vocês, que têm todas as vantagens de serem judeus, fosse desobedecer a lei de Deus e, como resultado, insultar a Deus
17 Ora, tenho algo a dizer a qualquer um de vocês, judeus a quem escrevo: Você bem pode alegar, “Sou judeu.” Você tem confiança de que Deus vai salvá-lo porque você possui/obedece a lei que Deus deu a Moisés. Você se gaba de pertencer a Deus. 18 Você sabe o que Deus deseja. Você pode determinar e escolher as coisas certas/boas porque alguém lhe ensinou a(s) lei/Escrituras. 19 Você tem certeza de poder mostrar a verdade de Deus aos não judeus, como os guias indicam o caminho certo aos cegos. Você tem certeza de que suas palavras mostram o caminho de Deus aos não judeus que não o entendem, como uma luz ilumina aqueles que andam nas trevas. 20 Você tem certeza de poder instruir/corrigir os não judeus, que considera tolos por não entenderem a verdade espiritual. Você tem certeza de poder ensinar aquelas pessoas que, sendo como crianças, não conhecem a verdade de Deus, pois você tem na(s) lei/Escrituras uma forma escrita de autêntico conhecimento. 21 Sendo que você alega possuir todas estas vantagens por ser judeu, portanto, é repugnante que você, que ensina às demais pessoas que devem obedecer a lei que Deus deu a Moisés, não obedeça a própria lei que ensina. Você, que prega que as pessoas não devem furtar objetos, é repugnante você mesmo roubar objetos. 22 Você que manda que as pessoas não cometam adultério, é repugnante você mesmo cometer adultério. Você, que detesta os ídolos, é repugnante você mesmo furtar objetos de templos que pertencem aos ídolos. 23 Você que se gaba, dizendo, “Possuo a lei de Deus,” é repugnante você desobedecer aquela mesma lei e, como resultado, insultar a Deus. 24 No que diz respeito a você assim proceder, estas palavras escritas nas Escrituras são verídicas na sua aplicação a você mesmo: “Os não judeus falam mal de Deus por causa das coisas ruins que vocês judeus, que alegam crer em Deus, praticam.”
Romanos 2.25-29
TEMA: Deus vai considerar aceitáveis os não judeus se eles obedecerem a lei dele, e tais não judeus vão declarar que Deus tem razão ao condenar aqueles que desobedecem suas leis, pois são somente aqueles que são transformados no seu interior que são autênticos judeus, aceitáveis a Deus.
25 Deixar que alguém o circuncide para mostrar que pertence a Deus pode ser de benefício para você se também está obedecendo a lei que Deus deu a Moisés. Mas se você desobedecer a lei de Deus, Deus vai achar que você, o circunciso, se tornou inaceitável, como são inaceitáveis aqueles que nunca foram circuncidados. 26 Conforme o mesmo princípio, Deus vai, com certeza, considerar aceitáveis (OU, passíveis de se tornar povo dele) até os não judeus, que ninguém circuncidou, se eles obedecerem as coisas que Deus mandou na lei. 27 E aqueles que obedecem aquela lei, mas que ninguém circuncidou depois de nascerem, vão declarar que Deus tem razão ao condenar qualquer um de vocês que desobedecer aquela lei, mesmo que vocês possuam as Escrituras e sejam circuncidados. 28 Não são os que praticam os ritos que mostram serem eles membros do povo de Deus que são os autênticos judeus, e não é a circuncisão no corpo que torna as pessoas aceitáveis a Deus. 29 Pelo contrário, os autênticos judeus são aqueles que Deus transformou por dentro, e é por termos o ser interior transformado pelo Espírito de Deus, não por observarmos uma porção de rituais, que nos tornamos aceitáveis a Deus. Mesmo que outras pessoas não louvem tais indivíduos, Deus os louvará.